Black Friday: Como conseguir bons resultados em vendas o ano todo?

Black Friday chegando e com ela os bons resultados em vendas, ainda mais se você leu o artigo que postei aqui na semana passada. Mas quem foi que disse que este sucesso tem que acontecer somente uma vez por ano?

Em outras palavras, o foco deste conteúdo é que você consiga um salto nos resultados em vendas sem precisar esperar por datas específicas. Afinal, o segredo não está no dia, mas sim na oferta. Desse modo, é possível que você repita este sucesso durante todo o ano.

Com isso, o ideal é que você aproveite este conhecimento para criar promoções mês a mês, a fim de potencializar os resultados do seu negócio. Entretanto, é importante reforçar que promoção não tem a ver com descontos, mas sim, promover o seu produto, infoproduto ou serviço para gerar mais vendas.

O risco de datas como a Black Friday

black-friday-resultados-em-vendas

Antes de mais nada, é importante mencionar que ao criar uma grande promoção em apenas um dia no ano, a tendência é que não obtenha resultados durante os outros 364 dias.

Isso se dá por conta da identificação de oferta pelos consumidores. Por exemplo: “Se eles vão fazer uma super promoção neste dia do ano, vou esperar este dia chegar para fazer a minha compra”.

Com isso você cria uma espécie de ilusão, afinal, sim, você pode alcançar um ótimo resultado em vendas durante a Black Friday, mas na realidade são todas as vendas que poderiam acontecer em outros dias do ano reunidas em um mesmo dia.

Isso quer dizer que não vale a pena esperar por datas específicas a fim de realizar suas vendas, se você sabe como criar uma boa oferta, poderá replicar o sucesso em vendas no dia que você quiser.

Claro, ainda podemos levar em conta os movimentos naturais no mercado em datas comemorativas como Natal, Volta às aulas, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais. O interessante é que agora você não precisa mais ser um refém destes eventos.

Os riscos de oferecer descontos em promoções

Do mesmo modo, ao oferecer descontos você entra em uma verdadeira bola de neve que resulta em perda de lucros. Fato é que estamos acostumados a ligar a palavra “promoção” à “descontos”, e como resultado, ao aplicarmos esta estratégia, reunimos um público que está acostumado a comprar barato, ou seja, você fica preso a isso.

Sempre oferece novos produtos, mas sempre com mais e mais descontos. Afinal, “na promoção anterior você me deu x% de desconto, porque nesta você não oferece mais”?

Então como você pode fugir deste destino? Como criar promoções que fujam dos descontos abusivos? É simples, saia do convencional, corra em direção ao caminho inverso.

O que a maioria dos negócios fazem é oferecer descontos absurdos em produtos antigos, que o consumidor já conhece, que já está acostumado e não tem interesse.

Ou seja, ofereça um novo produto, aproveite os movimentos de mercado para sim, dispor de um bom desconto, mas em um produto novo e que por consequência você pode vender pelo valor que bem entender. Como resultado você ainda terá um bom lucro.

A partir disso, entramos no assunto principal de hoje, você precisa criar um ambiente propício a gerar vendas para o seu negócio.

O ambiente propício para gerar bons resultados em vendas, sem depender da Black Friday e outras datas especiais

black-friday-resultados-em-vendas

Ao se atentar aos fatos mencionados nos tópicos anteriores, já sabemos que:

  1. Não vale a pena ficar preso em um único dia do ano para criar Promoções;
  2. Não vale a pena oferecer descontos em antigos produtos e serviços em suas promoções.

Mas como criar um ambiente propício para gerar resultados em vendas? O primeiro passo é criar um calendário de ofertas. Não se prenda apenas nas datas comemorativas, delimite datas mês a mês. 

Em seguida, crie diferentes ofertas nas datas estipuladas, com isso, seus clientes aos poucos se acostumarão com o fato de você sempre oferecer novas vantagens, como consequência não ficam presos aos descontos. 

“Mas deste modo o peso das promoções não perde o valor”?

Não, muito pelo contrário, o resultado quanto ao aumento das vendas ganhará uma maior potência, mas de fato, é preciso que se atente a não criar promoções repetitivas. Crie ofertas todo mês, mas ofertas diferentes. 

Como criar ofertas diferentes? 

Como ponto de partida para diversificar as suas promoções, vamos conversar sobre 3 tipos de Ofertas: 

  1. Recorrente
  2. Contextual
  3. Irresistível

Recorrente

Em primeiro lugar, a oferta recorrente, onde você oferece o seu produto com base em uma delimitação maior de tempo. Por exemplo, podemos usar os festivais de música. Acontecem em uma data específica, mas as vendas de ingressos ocorrem meses antes.

Para gerar valor a oferta, existe o sistema de lotes, o primeiro lote custa 1x, depois de uma semana passa a custar 2x, depois de duas custa 3x e assim por diante. Substitua o evento pelo seu produto e serviço e pronto, temos as Ofertas Recorrentes.

Contextual

Quanto a Oferta Contextual, você oferece ao seu cliente a oportunidade de participar de uma experiência intensa com você e faz a oferta de acordo com o contexto que criou. Um exemplo, são os lançamentos que usam transmissões ao vivo, uma semana de conteúdos em lives que só aconteceram naquela data delimitada. No meio deste contexto/evento, você oferece o seu produto/serviço. 

Nesta opção de oferta você usa o gatilho mental da urgência dentro deste contexto, esta opção tende a ser mais relevante quanto a conversão, afinal, o público estará inserido em um contexto para gerar desejo naquela exata oferta que você oferecerá. 

Irresistível

Um bom exemplo para a Oferta Irresistível é a própria Black Friday. Este exemplo usa uma grande quantidade de vantagens e bônus, se utiliza dos gatilho mental de escassez e urgência. Neste caso você deve levar em conta o seguinte ponto: esta é a sua única chance de vender para aquela pessoa. 

Dessa forma, o intuito é que a oferta seja tão irresistível que a pessoa não vai sair dali sem comprar o seu produto/serviço, pois tantas vantagens assim por este valor estão disponíveis somente nessa data e depois, ele terá uma essa chance, mas com o valor diferente e não terá os bônus que você prometeu no dia exclusivo da oferta. É importante dizer que este é o modelo de oferta mais usado entre diferentes empreendedores, o que pode gerar uma baixa conversão caso não seja usada em momentos específicos.

Percebe que com estas bases podem diversificar as ofertas de mês a mês e com isso conquistar os resultados em vendas de uma Black Friday o ano inteiro? 

Quer descobrir outros meios de dar um up nas suas vendas e ajuda para criar um calendário de ofertas matadoras para o ano inteiro? Não perca tempo e entre em contato comigo.

O meu nome é Eric Aires, sou Consultor Digital e Especialista em Campanha em Vendas Online. O meu objetivo é trabalhar com o foco no cliente ao usar as melhores Estratégias do Marketing Digital e ajudar você a aumentar as suas vendas.

Clique aqui e fale comigo direto no meu WhatsApp.

obrigado;

Eric Aires – Especialista em Estratégia de Marketing Digital

Instagram: @eric_aires_oficial 

Eric Aires

Eric Aires Consultor Digital. Especialista em Campanha em Vendas Online. Objetivo é Trabalhar com o Foco no cliente,usando as Estratégias do Marketing Digital e ajudar o cliente com a captação de leads e o aumento nas Vendas. Fazer a sua Empresa a Vender Mais e Gerar mais Resultado.

Website: http://www.http://www.resultadometadigital.com/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *